Transformando nossos maiores fantasmas!

em




Vamos aqui utilizar a simbologia do fantasma para personificar nossos maiores inimigos: o medo, o negativismo, a raiva, a culpa, a preocupação e a indecisão.
...
Fantasma 02: Negativismo

O negativismo faz parte dos “inimigos” do nosso cérebro. Nós possuímos uma negatividade inegável. Frequentemente somos atormentados por uma série de pensamentos de teor negativo, e ao menor sinal de transtorno em nossas rotinas, temos logo uma tendência a gerar idéias
negativas. Vamos ver se em algum destes exemplos você se enquadra: um ente querido se atrasa e pensamos que pode ter acontecido algo de ruim; um comportamento diferente do companheiro e logo pensamos que está fazendo algo indevido; o filho diz que tem algo para contar e já vem a preocupação de que ônus vamos ter com isso. Se não se enquadrou em nenhum exemplo, está de parabéns!
Indivíduos que adotam uma atitude negativa diante da vida e apresentam constante perda da autoestima, sensação de impotência e pessimismo têm prejuízo da saúde mental e, também, da saúde física. Os sentimentos negativos nos limitam, nos tiram a vitalidade, eles criam imagens mentais falsas, tais como: eu não nasci para essas coisas, não tenho sorte, acho que não vou conseguir, sou discriminado e outros pretextos que utilizamos.
...
No seu livro “Felicidade Aqui e Agora”, Andrew Matthews (2007) pede para imaginar esta história: Nas primeiras semanas de aula, você está na aula de matemática, distraído, olhando pela janela, quando a professora lhe pergunta: “Qual é a resposta?” “Qual é a resposta?” Se ao menos você soubesse a pergunta. Você fica sem fala, com o rosto afogueado. Entra
em pânico, começa a chorar. Neste momento pensa: “Odeio matemática”. Ao chegar em casa, sua mãe pergunta como foi na escola. Você responde: “Não consegui responder à pergunta da aula de
matemática”. E sua mãe diz para se tranquilizar: “Ninguém em nossa família consegue aprender matemática”. De repente você solta um suspiro de alívio. “É por isso que eu odeio multiplicar, está nos meus genes”. Em pouco tempo você estará contando aos amigos:
“Detesto matemática. Minha família inteira é péssima com números”. Você pensa: “Para que vou me esforçar? Nunca vou conseguir”.
Deduzimos que muitas pessoas na nossa vida procuram ajudar e acabam atrapalhando, pois descarregam suas crenças em nós. E o pior? Nós geralmente as absorvemos!
...
Vamos a algumas dicas para vencermos esse fantasma:
♥ Trace objetivo viável e acredite que será concretizado.
♥ Retire as palavras negativas de seu vocabulário e elimine o não de suas frases como: Não vai dar certo. Não sei se é bom para mim... Substitua por afirmações como: É isso que quero e sei que vai dar certo.
♥ Acredite em seu potencial interior, na sua riqueza interna, no seu poder de mudança.
♥ Nunca fale: Eu sou assim e não consigo mudar. Ao contrário, sempre repita: Eu vou conseguir mudar. Já estou mudando. Já venci alguns empecilhos. Algumas pedras já foram removidas do novo caminho.
♥ Planeje suas ações, iniciando e terminando-as. Isso gera uma sensação de êxito, de vitória.

Tem mais dicas desse fantasma e de todos os outros, mais contos reflexivos, exercícios...

em

0 comentários :

Postar um comentário

This entry is filed under .

You can also follow any responses to all entry through the RSS Comments feed.