CUIDADOS COM O CÉREBRO

em

Nossa sociedade está centrada ainda na estética, na forma física e, esquece do órgão mais importante: o cérebro, nossa central de comando. No livro “Deixe seu Cérebro em Forma”, os autores Corinne e Crinella (2008) citam um conto de fadas moderno: Imagine a Bela Adormecida e o Príncipe Encantado na meia-idade. Exibem os efeitos de uma discreta cirurgia plástica,
adotam uma dieta com poucas calorias, frequentam spas com regularidade e praticam pilates. Verificam o bom e o mau colesterol todo o ano, tomam um cálice de vinho tinto por dia e
submetem-se a massagens de vez em quando. Envelhecer bem é alta prioridade, e eles compreendem a importância de um estilo de vida saudável.
Todas as manhãs fazem ao espelho mágico a célebre pergunta (com um toque do século XXI):
- Espelho, espelho na parede, existe no mundo um casal mais sarado do que este?
O espelho responde: - Gente, vocês estão com uma aparência impressionante mesmo, mas posso sugerir uma PET, ou tomografia por emissão de pósitrons, para verificar o envelhecimento do seu cérebro? Afinal, de que adianta um corpo atraente e em forma se vocês não vão estar mentalmente presentes para aproveitálo, não é verdade?
Moral da história: não se esqueça de inserir a forma física do cérebro em sua estratégia antienvelhecimento.
...
O cérebro progride com novidades, por isso, precisamos evitar permanecer rígido em crenças e valores, que um dia nos foram ensinados e vivenciados como se fossem eternamente nossos, pois, na maior parte das vezes, não nos pertencem, bem como, podem ser descartáveis ao longo da nossa existência. Quanto mais conseguirmos identificar o que aprendemos, e descartar, libertar ou mudar aquilo que não nos serve, mais estaremos perto de quem verdadeiramente somos. É preciso exercitar a flexibilidade, estar aberto a novos valores, deixar fluir sentimentos e tudo
aquilo que está dentro de nós, com a naturalidade que o processo exige.
...
O grande segredo para se ter uma boa saúde é fortalecer o sistema imunológico. Aquilo que
ingerimos tem grande influência sobre as células brancas do sangue, responsáveis pela defesa dos
organismos agressores de nosso corpo.

  • Quem quer fortalecer o organismo e aumentar a imunidade, pode adotar uma dieta diária que inclua a ingestão dos seguintes alimentos: o iogurte pode estimular a produção de anticorpos e de interferon gama, o lentinana do shitake aumenta a imunidade, estimula os macrófagos e linfócitos T e aumentam a produção de interleucina 1, substância que combate tumores, o betacaroteno presente na cenoura estimula células imunológicas protetoras combatentes de infecções e o alho é agente modificador da resposta imunológica.
  • Para manter o nível de serotonina estável no organismo, precisamos ingerir alimentos ricos em triptofano, sendo a partir deste que a serotonina é fabricada no nosso organismo. O triptofano podeser encontrado em carnes magras, peixes, peru,leite e iogurte desnatados, queijos brancos, nozese leguminosas.
Tem mais dicas de alimentação, bem como de outras variáveis que auxiliam nosso cuidado com o cérebro rumo a uma vida mais saudável e feliz.
Tem exercícios também!!!

em

0 comentários :

Postar um comentário

This entry is filed under .

You can also follow any responses to all entry through the RSS Comments feed.