CARACTERÍSTICAS DOS EMPREENDEDORES DE SUCESSO

em

Existem características comuns aos empreendedores de sucesso? Quais são elas? Acredito que todo empreendedor de sucesso possui algumas características em comum, como as que seguem abaixo: a) Liderança – é uma das principais características encontradas em um empreendedor de sucesso, pois para empreender é preciso vender sua visão e, principalmente, montar uma equipe engajada, comprometida, capaz de ajudá-lo na execução do seu plano para construir o sonho. b) Planejamento – é vital que um empreendedor seja um bom planejador para otimizar a produtividade de sua equipe e evitar frustrações. Com a falta de um bom planejamento estratégico, exequível, a equipe fica perdida e pode se frustrar por não atingir os resultados esperados. c) Resiliência – vencer os inúmeros desafios do cotidiano, sob pressão, não é para qualquer um, principalmente quando é necessário tomar uma decisão importante que pode levar ao fracasso. Muita gente tem medo de arriscar e encarar os desafios, ou simplesmente não conseguem encará-los sozinho. O empreendedor de sucesso não tem medo de errar e não se abala pelo insucesso. Ele sempre tenta extrair o lado positivo dos erros para amadurecer e sair mais forte “do outro lado da porta”, demonstrando verdadeira resiliência. d)Persistência – O empreendedor muitas vezes tem uma ideia, objetivos bem planejados e a paixão para transformar sua visão em realidade. Porém, ele não tem controle sobre os desafios e obstáculos que surgem pelo caminho. Dessa forma, o empreendedor de sucesso precisa ser muito persistente para superar os desafios que encontra durante sua jornada sem desistir de realizar o seu sonho. e) Criatividade – Um dos grandes desafios de um empreendedor é fazer mais com menos. Buscar soluções para superar os desafios do cotidiano, otimizando os recursos da empresa. Porém, muitas vezes a solução não é tão óbvia assim, principalmente no início do negócio em que os recursos são limitados, exigindo que o empreendedor “pense fora da caixa” para encontrar uma solução que resolva o problema sem comprometer o seu planejamento. f) Networking – Como diz o velho ditado “tudo depende do QI (quem indica)”. O networking é fundamental na construção de qualquer negócio de sucesso, pois através de boas referências você consegue alavancar muitos negócios. Muitas vezes o primeiro cliente ou o cliente “âncora” de uma nova empresa, vem de um contato ou velho conhecido. Através desse cliente âncora, cria-se um caso de sucesso, capaz de lhe dar credibilidade para prospectar novos clientes, multiplicando sua carteira. Ou seja, o networking é crucial para desenvolver sua carteira de clientes e reputação no mercado. O empreendedor de sucesso por tanto, normalmente possui um bom networking e, principalmente, sabe explorá-lo. Em sua opinião, quais são os erros mais comuns cometidos por empreendedores de primeira viagem ao estimular as pessoas? O que fazer para evitá-los? Um dos principais erros cometidos por empreendedores é que muitos focam as energias no plano, produto/serviço e conceito, mas esquecem de pensar no resultado. Muitos empreendedores quando tem uma boa ideia começam a fazer um plano de negócio, depois formam uma equipe, captam recursos de investidores, mas se esquecem de um princípio básico, que acaba levando a maioria das empresas abertas à falência. Esse princípio básico pode ser esclarecido através da pergunta: como uma empresa faz para sobreviver? A resposta parece óbvia, mas muitas pessoas esquecem ou simplesmente ignoram o fato de que uma empresa precisa faturar, gerar caixa, para viabilizar sua existência. Ou seja, praquê fazer um businessplan, montar equipe, captar recursos de investidores se o seu produto/serviço não vende? Para evitar esse tipo de erro, que é muito comum entre os empreendedores, precisamos inverter a ordem dos processos como se fosse uma engenharia reversa. Ao invés de fazer um plano de negócios, montar equipe, captar recursos para depois vender, tente vender/validar o seu conceito antes de tudo. Muitas pessoas não conseguem entender muito bem esse conceito, mas é possível validá-lo antes de ter todo esse trabalho, economizando seu tempo, dinheiro e energia. Dependendo do produto/serviço oferecido, basta vender a ideia ou criar um protótipo mínimo viável do seu produto (MVP) para testá-lo. Esse conceito já é bem difundido nos EUA, onde as empresas startups de tecnologia chamam de “lean startup” ou startup enxuta. Se pararmos para analisar, grandes empreendedores utilizaram esse conceito de validar/vender o seu conceito antes mesmo de começar a operar. Veja o caso do Mark Zuckerberg do Facebook, por exemplo. Ele hackeou o diretório de Harvard, para criar um site contendo fotos de todos os alunos em que você podia eleger os mais bonitos através de uma espécie de ranking. Nessa versão do site ele não tinha algumas das funcionalidades mais atuais, responsáveis pelo grande sucesso do Facebook, como a capacidade de encontrar pessoas que você possa conhecer, através da sua rede de amizades, compartilhar fotos, "taguear" nome das pessoas nas fotos etc. Ou seja, através dessa versão mais simples, o seu MVP, ele conseguiu o feito de atingir mais de 22 mil hits em apenas duas horas! Com essa experiência, Zuckerberg validou seu conceito, saiu de Harvard para transformar o Facebook na maior rede social do mundo. Outro caso muito interessante de vender o invisível com objetivo de validar o seu conceito foi o de Bill Gates, fundador da Microsoft. Sendo que nesse caso ele conseguiu vender o invisível antes mesmo de ter o seu protótipo, tornando o caso ainda mais impressionante. Ele teve a brilhante ideia de copiar o sistema operacional da Apple, que até então rodava apenas em Macintosh, para distribuí-lo em larga escala através dos PC's. Como ele já conhecia o sistema operacional da Apple por ser “parceiro” do Steve Jobs, ele vendeu o conceito do sistema com uma simples apresentação para a IBM, que naquela época, já era um dos principais fabricantes de chips de computadores nos EUA. A IBM fechou um contrato com o Bill Gates com prazo de entrega, mesmo sem ele ter o produto concluído. Bill Gates teve a ousadia de vender o conceito do software da Apple, denominando ele de Windows para todos os PC's fabricados pela IBM sem ao menos ter o software concluído. Ou seja, somente após a venda para a IBM Gates desenvolveu o Windows dentro do prazo acordado, copiando o código fonte do sistema operacional da Apple e adaptando para os PC's da IBM. Com o sucesso da parceria com a IBM, validando o conceito de Gates, o Windows passou a ser vendido já instalado por todas as grandes fabricantes de computadores, como: Toshiba, Dell, Sony, HP etc, tornando o Windows o sistema operacional mais popular da história e Bill Gates um dos homens mais ricos do planeta. Reinaldo Passadori em entrevista para a revista Liderança de setembro

em

0 comentários :

Postar um comentário

This entry is filed under .

You can also follow any responses to all entry through the RSS Comments feed.